Ciclo de Vida do Cabelo
13 de novembro de 2019

O que é Alopécia

Perda de cabelo onde ele deveria crescer: 50 % das mulheres sofrem com esse mal. Nos homens a conta chega em 42 milhões, só no Brasil. Se você percebe que os seus cabelos caem mais do que 100 fios por dia é hora de procurar um dermatologista.

 

O que é Alopécia?

A Alopécia é a pela perda repentina e rápida de cabelo do couro cabeludo, que acontece tanto em homens quanto em mulheres, por motivos distintos.  Durante este processo o cabelo pode cair em grandes quantidades em determinadas áreas, deixando o couro cabeludo visível.

 

Causas da Alopécia

A Alopécia pode ser causada por influências genéticas, processos inflamatórios locais ou doenças sistêmicas. Pode aparecer como uma resposta do organismo – fatores autoimunes – a outras enfermidades como por exemplo tireodites, estresse, diabetes, lúpus, vitiligo, rinites, entre outros.

 

Tipos de Alopécia

A Alopécia pode ser divida em vários tipos e os principais são:

 

  • Alopécia Areatacaracterizada pelo aparecimento de áreas arredondadas ou ovulares, de tamanhos variados, podendo ser única ou múltipla, no couro cabeludo ou em outras regiões com pelos, resultando, em alguns casos, na perda total do cabelo.

 

  • Alopécia Androgenética – um dos principais tipos de Alopécia, mais comuns – mas não só – em homens. Normalmente manifesta-se na adolescência, quando os fios ficam cada vez mais finos. Nos homens pode começar na região frontoparietal, onde o cabelo fica mais fino. Já nas mulheres acontece com mais frequência na região central do couro cabeludo e pode estar relacionada a idade ou a predisposição genética.

 

  • Alopécia Mecânicacausada por procedimentos químicos ou alisamentos.

 

  • Alopécia Traumáticarelaciona-se a pessoas que fazem tranças, puxando os fios; rabos de cavalo apertados; uso constate de secadores e pranchas; hábito de arrancar os fios do cabelo – tricotilomania; e traumatismo craniano.

 

  • Alopécia Difusatende a afetar todo o couro cabeludo e não áreas específicas, podendo ocorrer em diversas idades. Nas mulheres normalmente pode estar relacionado ao período da menopausa e às mudanças hormonais.

 

  • Alopécia Seborreica – dentre os causadores da Alopécia, alguns fazem com que glândulas sebáceas – uma proteção do couro cabeludo – aumentem sua produção de sebo (ou óleo), provocando um aspecto gorduroso e opaco do cabelo. Em casos extremos, essa gordura pode provocar irritações e coceiras, causando caspa e a queda de cabelos. Normalmente inicia-se na região lateral da cabeça. Tipo mais comum em homens.

 

  • Alopécia Cicatrizaldefinida pela perda permanente dos cabelos e geração de cicatrizes que destroem a capacidade de regeneração do fio. Costuma ser causada por queimaduras químicas, físicas ou por quimioterapia.

 

  • Alopécia Totalperda total dos fios, apenas no couro. Geralmente é causada por herança genética.

 

  • Alopécia Universalconsiderada uma versão mais grave da Alopécia Total. Além dos fios do cabelo a pessoa perde também todos os pelos do corpo, incluindo sobrancelhas e cílios.

 

 

Tratamento para Alopécia

Quando falamos em tratamento, a primeira atitude é consultar um médico. Apenas um dermatologista poderá identificar a causa e os tipo do seu problema. A partir daí, sugerir o tratamento.

Algumas dicas saudáveis são sempre bem-vindas: praticar esportes, alimentar-se de um cardápio balanceado de vitaminas, proteger a cabeça de raios solares – assim como usar secadores e chapinhas a uma distância razoável da cabeça -, evitar o contato com produtos químicos.

Remédios para queda de cabelos – TODOS – têm contraindicações. SANCTIO é um cosmético capilar de uso contínuo. Em nenhum dos testes apresentou reações adversas.

Open chat
1
Olá! 👋Caso tenha dúvidas fale conosco pelo WhatsApp, é só clicar no botão abaixo!
Powered by