28 de fevereiro de 2019

Pesquisadores brasileiros descobrem que remédio para hipertensão é eficaz contra calvície

“A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) patenteou a descoberta no Brasil e nos Estados Unidos, e uma empresa de cosméticos iniciou a venda do produto”.
Tânia Schneider
Tânia Schneider, de 55 anos, foi diagnosticada com alopecia androgenética e utilizou a descoberta da UFMG para ter de volta seus fios de cabelo. Foto: Arquivo Pessoal

 

“Dados da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC) indicam que 5% das mulheres do Brasil apresentam o mesmo problema genético de Tânia e que metade da população feminina do país também sofre com queda de cabelos. Além disso, aproximadamente 50% dos homens adultos entre 18 e 50 anos têm algum quadro de calvície, segundo a SBC.

 

Diante do diagnóstico, Tânia tentou utilizar medicamentos que prometiam o crescimento dos fios, mas nada resolveu sua situação. “Acabei raspando a cabeça para usar uma prótese e, cada vez que a máquina passava, parecia que estava caindo um pedaço de mim”, relata a mulher que, um mês depois de raspar todos os fios, soube da fórmula desenvolvida pela universidade. “Li um artigo a respeito da descoberta, procurei o produto e comecei a usar toda noite passando no couro cabeludo, esfregando e indo dormir. Em alguns dias, meu cabelo já começou a brotar”, disse.

Em quatro meses, seu cabelo estava forte e com mais volume. “Só que, como ele não tem peso, ainda está bem rebelde”, brinca a moradora de Contagem, que já aparou duas vezes os novos fios na tentativa de melhorar o penteado e continua usando o produto.

 

Diferencial

Segundo Frederic Frezard, coordenador do departamento de Fisiologia e Biofísica da UFMG, além de trazer resultados significativos no nascimento e crescimento dos fios, o SANCTIO também surpreendeu os pesquisadores ao evitar alergias e irritações no couro cabeludo. “Isso é um grande diferencial se comparado aos produtos disponíveis no mercado”, afirma.

No entanto, é possível que ocorra queda de cabelo durante os primeiros dias de uso devido ao tempo necessário até a ativação da fórmula no folículo capilar. O produto está disponível em farmácias de todo o país em embalagens de 20ml e a aplicação deve ocorrer diariamente. Em uma pesquisa rápida pela internet, foi possível encontrar o produto a partir de R$ 129,90.

 

Anvisa

Em dezembro de 2018, a comercialização do produto foi suspensa pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por informar no rótulo que estimulava o crescimento capilar, algo que não teria sido comprovado durante o registro do produto.

 

De acordo com o professor e coordenador da pesquisa Robson Augusto Souza dos Santos, o lote com esse rótulo foi retirado do mercado e uma nova embalagem foi produzida. “Não há nenhum problema com o produto. Foi apenas o recolhimento de um lote específico e o produto nunca saiu do mercado. Inclusive, já temos evidências mais que suficientes para comprovar que ele estimula, sim, o crescimento capilar”, garantiu.”

Leia na íntegra: CLIQUE AQUI

Open chat
1
Olá! 👋Caso tenha dúvidas fale conosco pelo WhatsApp, é só clicar no botão abaixo!
Powered by